Cabala - meaning and definition. What is Cabala
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is Cabala - definition

FILOSOFIA MÍSTICA
Kabbalah; Cabalá; Kabala; Cabalistas; Cabalístico; Cabalística; Kabbalah Judaica; Cabalista; Cabalismo; Judaico-cabalista

Cabalista         
m. e f.
Pessôa, dada a sciências occultas, à cabala.
(De cabala)
cabalista         
s m+f (cabala+ista)
1 O que é versado na cabala.
2 Astrólogo.
3 Indivíduo que faz cabala ou conluio.
Cabala         
f.
Sistema hebraico de interpretação bíblica.
Sciência occulta.
Conlúio ou intriga secreta, entre indivíduos que conspiram para o mesmo fim.
(Hebr. kabala?)

Wikipedia

Cabala

A Cabala ou Cabalá (em hebraico: קַבָּלָה; romaniz.: Kabbalah ou Qabbālâ; literalmente: "recebimento") é um método esotérico, uma disciplina e uma escola de pensamento do misticismo judaico. Os cabalistas tradicionais do judaísmo são chamados Mekubalim (em hebraico: מְקוּבָלים) ou Maskilim (משכילים; "iniciados").

As definições do que é a cabala variam conforme a tradição considerada, que vão desde as suas origens no judaísmo medieval até adaptações mais recentes ao esoterismo ocidental (como, por exemplo, a cabala cristã e a cabala hermética). A cabala judaica é um conjunto de ensinamentos esotéricos que pretende explicar a relação entre o Deus eterno e imutável – o misterioso Ein Sof (sem limites) – e o universo finito e mortal (criado por Deus). A cabala pode ser vista como o fundamento das interpretações místicas no âmbito do judaísmo.

Os cabalistas judaicos originalmente desenvolveram a sua própria forma de transmissão dos textos sagrados no âmbito da tradição judaica e usam frequentemente as escrituras judaicas para explicar e demonstrar seus ensinamentos místicos. Os cabalistas sustentam que esses ensinamentos desvelam o sentido mais profundo da Bíblia Judaica e da literatura rabínica tradicional.

Os praticantes da cabala tradicional acreditam que suas origens remotas antecedem o próprio surgimento das religiões e estabeleceram as bases para a formação da filosofia, das religiões, ciências, artes e sistemas políticos. Historicamente, a cabala surgiu por volta do fim do século XII e início do século XIII, na Espanha e no sul da França, a partir de formas anteriores do misticismo judaico, e passou por uma reinterpretação durante o renascença mística judaica no século XVI, na Palestina otomana.

O Zohar, texto fundamental da cabala, foi composto no final do século XIII. Isaac Luria (séc. XVI) é considerado o fundador da cabala contemporânea. A cabala luriânica se popularizou sob a forma de judaísmo hassídico a partir do século XVIII. No século XX, o interesse acadêmico por textos cabalísticos, conduzido principalmente pelo historiador Gershom Scholem, inspirou o desenvolvimento de pesquisas históricas sobre a cabala no campo dos estudos judaicos.

Examples of use of Cabala
1. Bolivia granted Chavez political asylum in 1''8. We‘re going to seek to make him come and answer to justice,‘‘ Cabala said.
2. Cabala said Chavez was arrested in 1''0 while allegedly receiving $10,000 in extortion money from a Peruvian businessman for the Tupac Amaru Revolutionary Movement and is accused of receiving $5,000 in another case.
3. Guillermo Cabala, Peru‘s chief anti–terrorism prosecutor, told The Associated Press late Monday that he has asked courts for an international arrest warrant for Chavez, whom Bolivia says is a political refugee long ago granted asylum.